Home / Sem categoria / Enem 2019: Guia Inep Enem, Inscrição, Página do Participante e Prouni

Enem 2019: Guia Inep Enem, Inscrição, Página do Participante e Prouni

ENEM 2019: Tudo que você precisa saber sobre o Guia Inep Enem. Como Fazer a Inscrição Enem, Acesso a Página do Participante , Gabarito Enem e como consultar o Resultado do Enem, Além de como Usar a Nota do Enem no Prouni. Abordaremos o Exame Nacional do Ensino Médio sem complicações.

enem 2018

Inscrição Enem:

Como me inscrever no Enem 2019, essa é a primeira grande dúvida do candidato que quer realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. O primeiro passo é aguardar a abertura do período de inscrição que acontece no mês de maio.

O Candidato deve acessar a Página do Participante no site do INEP Enem  e realizar o cadastro . Esse passo é simples, basta informar os dados do candidato.

Importante: Mantenha seu e-mail e telefone atualizados para o Inep conseguir te mandar informações importantes!
Se você precisar de algum atendimento, precisa fazer essa solicitação durante a inscrição e enviar um documento que comprove sua necessidade.

Próximo passo é pagar a Taxa de Inscrição.

  • Quanto? R$ 82.
  • Quando? de 7 a 23 de maio de 2019.
  • Onde? Agência Bancárias, Casas Lotéricas e Agências dos Correios.

Acompanhe sua Inscrição

Depois de feita a Inscrição no Enem 2019, basta acompanhá-la. Se precisar mudar qualquer dado na sua inscrição do Enem, você pode realizar a mudança até o término das inscrições

Quais dados posso alterar:

  • Atualizar dados de contato;
  • Trocar o município de provas;
  • Mudar a opção de língua estrangeira;
  • Alterar atendimento especializado e/ou específico.

Esqueci Minha Senha do Enem

Se você esqueceu sua senha, é possível recuperá-la informando o seu CPF e data de nascimento na Página do Participante. Uma senha será encaminhada para o e-mail ou celular, via SMS, que você informou na inscrição.

enem 2019

Acesse seu Cartão

O Cartão de Confirmação da Inscrição estará disponível a partir de 22 de outubro.

Tá tudo no cartão!

  • Número de inscrição;
  • Data, hora e local das provas;
  • Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado);
  • Opção de Língua Estrangeira.

Como acessar a Página do Participante Enem

Para acessar a Página do Participante Enem, basta clicar no Inep Enem
O Gabarito Enem também pode ser consultado no link acima

Resultado do Enem 2018

Para consultar o Resultado do Enem 2018 ou Enem 2019, ou ter acesso ao Gabarito do ENEM basta clicar AQUI 

O QUE É PROUNI

PROUNI – Programa Universidade Para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio exclusivamente em escola pública.

O PROUNI foi criado em 2004 e tornado oficial em 13 de janeiro de 2005 pelo Governo Federal, com a criação da Lei 11.096, para realizar um importante trabalho de inclusão social através da concessão de bolsas de estudos de 50% e de 100% em instituições de ensino superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes que tenham estudado o ensino médio, exclusivamente em escolas públicas ou na rede particular, na condição de bolsistas integrais. Têm direito à bolsa integral os estudantes que apresentarem renda familiar bruta per capita máxima de um salário mínimo e meio. E aqueles que comprovarem renda familiar bruta per capita máxima de três salários mínimos têm direito à bolsa parcial de 50%.

Para se ter uma ideia da grandeza do PROUNI e sua importância para o país, desde a sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, já atendeu quase 2 milhões de estudantes de todas as regiões do país. Desse total, em torno de 70%, com bolsas integrais.

Para poder requerer uma bolsa do PROUNI o candidato é obrigado a prestar o – Exame Nacional de Ensino Médio (que avalia as habilidades e competências dos estudantes que concluíram o segundo grau) e obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.

PROUNI 2019: INSCRIÇÃO: 

As inscrições para o PROUNI 2019/01  acontecem num prazo curto de tempo, provavelmente, a partir do dia 19 de janeiro de 2018, logo após a divulgação das notas do ENEM 2018.  Portanto você precisa ter todas as informações em mãos e fazer a inscrição nesse prazo.

Estando em acordo com os requisitos entre no site prouniportal.mec.gov.br na data mencionada acima e faça sua inscrição na instituição mais adequada para você. Além de faculdades presenciais você também pode usar o Prouni para se inscrever em cursos de ensino a distância (EAD).

Como já é uma tradição, o Ministério da Educação, que é quem gerencia o PROUNI, lançará o Edital para o primeiro semestre de 2019 (19/01) com todas as informações para você se orientar quanto às datas e prazos de inscrições, resultados das chamadas e o período para fazer as matrículas junto às instituições de ensino superior.
PROUNI 2019, como ocorre todos os anos, contará com duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano.
O candidato deve ter o número de inscrição do ENEM 2018 e senha e preencher todos os requisitos, que além da renda, conforme informado acima, deve ter cursado, obrigatoriamente escolas públicas no ensino médio.

Esse artigo será atualizado sempre que tiver alguma mudança. Todas as datas e informações serão revisadas

Para Consultar o Boletim Escolar clique aqui

Fonte: Enem 2019